Sobre este espaço#
Para além de livros técnicos da minha área (música), adoro ler romances, ficção especulativa, ficção científica, filosofia, etc. Notei que muito do que eu lia se perdia no caminho, na minha memória, e comecei a sentir falta de um local que pudesse registrar minhas impressões, ideias e sentimentos a respeito dessas leituras.
É interessante revisitar comentários de outro “eu” do passado, mudamos (e eu mudo muito) minha maneira de pensar e viver, e isso reflete nas nossas percepções a respeito do mundo, assim como o foco e o “viés” que lemos determinada obra ou autor em momentos diferentes da nossa vida.
Por este motivo, desde 2023, muito por conta do doutorado, conheci o programa Obsidian. Além de ser um programa prático para efetuar notas, ele possui sistemas de links que conectam as suas ideias e fazem com que você realmente gere conhecimento com tudo o que você absorve (leituras de livros, jornais, artigos, reflexões, etc).
Resumindo, foi neste sentido que resolvi criar essa parte no meu site, uma espécie de jardim digital, para ter um repositório de ideias e também compartilhar todo esse material com quem tiver interesse.
O que você vai encontrar neste blog é uma visão pessoal e muitas vezes não técnica (como nos casos de comentários de livros literários), a respeito de diversos assuntos que gosto de compartilhar.
Posts#
Tradução: Santiago Nazarian Editora: Todavia
Resumo Deslumbramento é meu segundo romance do Richard Powers. Fiquei muito encantado com a [[Site/Posts/trama_arvores/A trama das árvores|A trama das árvores]] e resolvi investir tempo em outro livro. E foi uma ótima surpresa.
A estória mergulha na relação tocante entre um pai viúvo, Theo Byrne, um astrobiólogo, e seu filho de nove anos, Robin Byrne, um menino neurodivergente de 8 anos que lida com a perda da mãe, Alyssa Byrne.
...
Editora: Companhia das Letras
Resumo Avesso da Pele, escrito por Jeferson Tenório, foi ganhador do prémio Jabuti em 2021. É um romance que para além de uma crítica racial, temática principal, também fala sobre pertencimento, relações entre pais e filhos e escola.
O livro é narrado pelo personagem Pedro, que após a morte do pai, tenta (re)construir o passado da sua família. Nessa busca ele compreende também que não conhece muito sobre os pais, e essa parte estória me chama atenção do quão pouco sabemos sobre eles, e de como eles também já passaram por todos os tipos de experiências e aflições que nós passamos.
...
Tradução: Piotr Kilanowski Editora: Aleph
Resumo Solaris é um livro de ficção científica escrito entre 1959 e 1960. Existem também três filmes produzidos a partir da estória do livro. Eu assisti há muitos anos a versão do Andrei Tarkovsky lançada em 1972. O filme é ótimo!
Solaris é um planeta que órbita ao redor de dois sóis (um vermelho e outro azul), e possui um oceano de certa maneira inteligente, investigado por cientistas da terra durante muitos anos, possuindo inclusive uma estação fixa para pesquisas. A estória inicia justamente com Kris Kelvin, psicólogo, chegando na estação para colaborar com as investigações que acontecem por lá. Porém, assim que ele desembarca na estação, percebe que o seu principal parceiro e mentor morreu recentemente. Sem entender os motivos, ele começa uma espécie de investigação, porém existem muitos mistérios que os outros ocupantes da estação se recusam (ou não conseguem) esclarecer.
...
Tradução: Eduardo Brandão Editora: Companhia das Letras
Resumo 2666 é um livro singular, de muitas páginas, com uma escrita em certos momentos desafiadora, pelo menos para mim. Bolaño morreu antes da publicação da obra. Fico pensando o que ainda faltaria escrever e quais rumos a estória poderia tomar (ou não) se ele ainda estivesse vivo. Através da leitura de artigos percebi que existe uma conexão com outros livros de Bolaño, e como este foi o meu primeiro e único até o momento, não foi possível fechar ou imaginar tais conexões.
...
Tradução: Jae Hyung Woo Editora: Todavia
Resumo Comecei lendo esse livro sem nenhuma ideia sobre o tema, nas primeiras páginas achei que era algo e depois a estória caminhou em outra direção inesperada para mim. Han Kang escreveu uma estória sobre traumas, sobre mulheres, patriarcado e solidão. Acredito que uma análise completa só pode ser realizada por alguém com um profundo conhecimento da área da psicologia, pois existem vários elementos sobre sonhos, traumas que permeiam todo o livro.
...
Tradução: Carol Bensimon Editora: Todavia
Resumo A trama das árvores é um daqueles livros para a vida toda, de cabeceira, para retornar inúmeras vezes e não deixar o tempo apagar as lembranças e sentimentos que surgem através da leitura. Powers desenvolve uma trama que envolve a estória de vários personagens, a princípio sem conexão entre eles, e que percorrem algumas gerações. Na primeira parte do livro as conexões são entre os personagens e as árvores, a forma como cada história está vinculada a uma árvore é encantadora, profunda e muito familiar. De cara me senti conectado com isso. Na casa onde cresci em Porto Velho - RO, minha vó plantou uma jaboticabeira no dia em que minha mãe nasceu e eu nasci no dia que ela deu o primeiro fruto. Esse fato marcou minha vida enquanto vivi em Porto Velho, mas caiu no esquecimento a ponto de só me lembrar quando li o livro.
...
Tradução: Leiko Gotoda Editora: Alfaguara Brasil
Resumo Sempre gosto de deixar claro que não sou um profissional da área, e também passo longe de tratar o meu gosto pela leitura como uma religião (cheio de regras, liturgias, análises técnicas, etc), acho que a ignorância me favorece, neste sentido, a desenvolver uma leitura livre de pré-conceitos e paradigmas a quem é especializado em literatura (mais ou menos o que faço quando analiso música, minha área de atuação). Já li muitas críticas a respeito do autor, e acredito também que o fato dele ter se tornado extremamente popular pode “enviesar” o teor dessas análises.
...
Tradução: Gabriela Soares Editora: Aleph
Resumo Nós é um romance distópico escrito russo por Yevgeny Zamyatin, publicado em 1924. Considerado um precursor de obras como Admirável Mundo Novo e 1984, o livro explora uma sociedade totalitária onde a lógica e a razão matemática dominam, suprimindo a individualidade e a liberdade.
A história se passa no Estado Único, uma sociedade futurista construída inteiramente de vidro e aço, onde a vida é rigidamente controlada e padronizada. Após a “Guerra de Duzentos Anos”, que devastou o mundo, o Estado Único emergiu com a promessa de trazer a felicidade e a ordem absolutas através da eliminação da liberdade.
...
Tradução: Fábio Fernandes Editora: Biblioteca Azul
Resumo Admirável Mundo Novo é um romance distópico escrito por Aldous Huxley, publicado em 1932. A obra apresenta uma sociedade futurista onde a tecnologia e a ciência são usadas para controlar e moldar a humanidade, visando a estabilidade social acima de tudo.
A história se passa em Londres, no ano 2540 d.C. (ou Ano de Ford 632, em referência a Henry Ford, o pai da linha de montagem, cultuado como uma divindade). Neste futuro, a reprodução humana é feita em centros de incubação e condicionamento, onde os indivíduos são geneticamente modificados e condicionados desde o nascimento para pertencer a uma das cinco castas sociais. Cada casta é condicionada a aceitar seu lugar na sociedade e a desempenhar suas funções sem questionamentos. As emoções são suprimidas e a felicidade é garantida por meio do consumo constante de soma, uma droga que proporciona uma sensação de bem-estar sem efeitos colaterais negativos. O amor romântico, a família e a individualidade são conceitos obsoletos e até perigosos para a estabilidade do sistema. O sexo é recreativo e incentivado desde a infância, sem a conotação de procriação.
...